February 23, 2019

Please reload

Posts Recentes

Colecistectomia: Eletiva vs. Urgência

February 26, 2018

1/5
Please reload

Posts Em Destaque

Mas Por Que o Câncer está se Tornando Tão Frequente?

August 6, 2017

Por que a ocorrência do câncer, nas suas mais diversas formas/tipos/localizações tem aumentado tanto?
1- Aumento da longevidade. Com o aumento da expectativa de vida em praticamente todos o mundo, o material genético humano acumula mais mutações e alterações que levam ao surgimento do câncer. Em vez de as pessoas morrerem precocemente de doenças infecto-contagiosas (diarréia, pneumonia, etc) estão morrendo cada vez mais tardiamente de câncer e de suas complicações diretas/indiretas. 
2- Capacidade diagnóstica. O avanço tecnológico e do conhecimento científico propiciaram a detecção cada vez mais precoce dos mais variados tipos de câncer, através da identificação de fatores de risco, pesquisa de marcadores tumorais, realização de exames de imagem, mapeamento genético, identificação de síndromes cancerígenas, hereditariedade, etc.
3- Exposição a causadores externos. Um exemplo clássico: tabaco. O tabagismo (ativo e passivo) é considerado fator de risco sabidamente não apenas para o câncer de pulmão, mas também para os cânceres de cabeça e pescoço, gastrointestinais, de bexiga, dentre outros. Outros exemplos de agentes externos são a radiação ionizante, álcool, amianto, agrotóxicos, etc.
4- Obesidade. A obesidade é uma epidemia mundial. Apenas no Brasil, são 2 milhões de casos de obesidade por ano! E esta doença não apenas causa hipertensão arterial, diabetes, lesões ósteo-articulares, apneia do sono, mas também é implicado como fator de risco para diferentes tipos de cânceres gastrointestinais.
5- Hábitos alimentares. É cada vez mais estudada a relação entre a alimentação e câncer. É sabido que uma dieta predominantemente à base proteína animal (especialmente carne vermelha), alimentos defumados, e pobre em vegetais é fator de risco conhecido para diferentes tipos de cânceres gastrointestinais.
6- Infecção viral. Dois exemplos bem relacionados de vírus tipo específicos e a ocorrência de câncer: o HPV (papilomavírus humano) e os vírus chamados hepatotróficos (vírus da hepatite B, C, B+D). Se você gostou deste post, curta, compartilhe e espalhe a informação!
#cirurgiadigestiva #vencerocancer#sobreviveraocancer #oncologiadigestiva#curadocancer

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Arquivo
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
  • if_facebook_395306
  • if_Instagram_381384
  • if_f-linkedin_256_282465
  • if_Youtube_1298778