Dr. ricardo almeida

Graduação em Medicina pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

 

Residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia do Aparelho Digestivo pela Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (RQE 32427 / 38117).​

 

Pós-Graduação lato-sensu Aperfeiçoamento em Cirurgia do Pâncreas e Vias Biliares da Irmandade da Santa Casa de São Paulo.

 

Pós-Graduação strictu-sensu nível Mestrado Acadêmico em Cirurgia pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

 

Titular Especialista pelo Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva (CBCD) da Associação Médica Brasileira (AMB).

Habilitado em Oncologia Cirúrgica Digestiva (CBCD).

 

Membro do Colégio Americano de Cirurgiões - Fellow of The American College of Surgeons - FACS.

 

exclusividade

A proposta é a realização de um atendimento altamente exclusivo, éticoindividualizado, especializado e humanizado dos nossos pacientes.

 Ética 

A ética profissional constitui-se de princípios de conduta para o exercício da medicina. O código de ética médica contém uma série de regras e princípios que devem ser respeitados pois tratamos do corpo, da saúde e da vida do ser humano.

 Individualização 

Há um aforismo clássico que diz: "na medicina não existem doenças, existem doentes". As doenças podem se manifestar de maneiras diversas em cada indivíduo, haja vista que somos organismos únicos. Não existe receita de bolo quando se pensa em tratar um paciente. Um determinado tratamento pode ser muito adequado para um paciente e para outro não o ser. Nuances que apenas com uma consulta bem feita e detalhada podem ser identificadas.

 Especialização 

Os motivos que levam os pacientes a procurarem ajuda médica são os mais diversos, e o conhecimento que se adquire continuamente sobre as diversas doenças tem se aprofundado cada vez mais. Por isto, o profundo entedimento e atualização se tornam, nos dias de hoje, condição fundamental para um tratamento adequado dos pacientes, melhorando os resultados.

 Humanização 

Este é o mais importante e resume os três anteriores. Cada paciente precisa e merece ser cuidado na sua integridade e a boa relação médico-paciente se torna fundamental para que o trabalho gere bons resultados. Entender o paciente como um ser biopsicossocial é condição estrita para ajudar na sua melhora.

 

locais de atendimento

(11) 4210-2164

Consultório Médico

Rua Borges Lagoa, 1070 - Conj. 52

Vila Clementino - São Paulo / SP

CEP 04038-002

OncoCenter Médicos

Avenida Indianópolis, 394

Moema - São Paulo / SP

CEP 04062-000

Instituto de Oncologia Santa Paula

Avenida Santo Amaro, 2382 - Segundo Andar

Vila Olímpia - São Paulo / SP

CEP 04556-100

Instituto Oncologia Santa Paula Cirurgia do Aparelho Digestivo Consultório
Instituto Oncologia Santa Paula Cirurgia do Aparelho Digestivo Consultório
Oncocenter 2.jpg
Oncocenter 3.jpg
Oncocenter 5.jpg
 

Doenças mais comuns

Litíase Biliar - Colelitíase - Pedra na Vesícula
 

Oncocirurgia Gastro-intestinal

Os tumores do aparelho digestivo têm se tornado cada vez mais frequentes. Praticamente qualquer órgão pode desenvolver algum tipo de câncer, desde o esôfago até o reto e canal anal. Alguns tipos são mais frequentes, outros menos. Além disto, um mesmo órgão pode desenvolver mais de um tipo diferente de tumor, e isto pode mudar radicalmente a proposta de tratamento.

De uma maneira ou de outra, o tratamento cirúrgico se impõe na grande parte dos casos, frequentemente aliado à quimioterapia e / ou radioterapia. O desenvolvimento das medicações e protocolos, junto ao tratamento operatório otimizado têm, gradualmente, mudado a realidade destas doenças, com aumento das chances de cura, sobrevida e qualidade de vida para os pacientes.

O tratamento cirúrgico otimizado visa não apenas a retirada do órgão doente, mas o conhecimento das possíveis vias de disseminação do tumor em questão com retirada das cadeias linfonodais durante o procedimento cirúrgico, adequação da radicalidade do procedimento ao perfil do paciente, preservação funcional sempre que possível e melhora da qualidade de vida quando a intenção de cura não pode ser obtida.

Cada dia que passa surgem novas pesquisas defendendo a utilização da cirurgia minimamente invasiva (videolaparoscópica e robótica) com resultados semelhantes ou até melhores que a via aberta / convencional. Trata-se, portanto, de uma realidade em nosso meio que beneficia bastante os pacientes.

 

cirurgia minimamente invasiva

O desenvolvimento tecnológico permitiu o conhecimento mais detalhado não apenas da anatomia, mas também dos mecanismos causadores da doenças (fisiopatologia) e, com isso, o aprimoramento das técnicas operatórias. Pinças, tesouras, sistemas de energia (bipolar, ultrassônica, etc.), grampeadores, seladores de vasos sanguíneos, visão ampliada de alta definição e tridimensional permitiram o franco desenvolvimento da videolaparoscopia. Procedimentos que eram realizados com grandes incisões (cortes), agora podem, em grande parte das vezes, ser realizadas com até 4 a 6 pequenas incisões de 0,5 a 1,0cm.

Mas, além do aspecto estético de não ficar com uma grande cicatriz no abdome, as vantagens dos procedimentos minimamente invasivos estão no menor índice de infecção de sítio cirúrgico, menor taxa de sangramento, recuperação pós-operatória mais rápida, menor índice de hérnia incisional e menores taxas de complicações cirúrgicas.

Mesmo em relação ao tratamento do câncer, que muitas vezes exige abordagens agressivas com ressecções extensas, os procedimentos minimamente invasivos têm ganhado cada vez mais espaço, por conta do nível de detalhamento e destreza que se tem alcançado, com resultados semelhantes ou até superiores aos da via cirúrgica aberta.

Sistema de Videolaparoscopia de Alta Definição e uso da Indocianina Verde

IMG_7804.JPG
Sistema Robótico "da Vinci":
Img132_Xi_Patient_Cart_Front_View_High_R
Braços Multi-Articulados
Img001_Si_Surgeon_Console_Controls_and_O
Controles e Pinças
Img002_Si_Surgeon_Console_182637.jpg
Console do Cirurgião
©[2018] Intuitive Surgical, Inc.
Captura_de_Tela_2018-08-02_às_19.30.18.j
©[2018] Intuitive Surgical, Inc.
©[2018] Intuitive Surgical, Inc.
©[2018] Intuitive Surgical, Inc.

A plataforma robótica da Vinci chegou no Brasil há 10 anos, mas apenas mais recentemente tem ganhado mais popularidade. Trata-se de um equipamento que auxilia o especialista na realização de procedimentos minimamente invasivos. É composto por um console no qual o cirurgião pode até ficar à distância, sentado, numa posição ergonomicamente favorável imerso em uma tela 3D de alta definição que reproduz a imagem de dentro do corpo do paciente. Deste console é feito o controle dos braços mecânicos do robô, que reproduz com toda delicadeza e destreza todos os movimentos realizados pelo especialista. Conectados ao paciente ficam os braços mecânicos com os instrumentos cirúrgicos e a câmera. Na cirurgia digestiva, sua aplicação está principalmente indicada em locais de espaço restrito, como a transição esofagogástrica e a pelve. Mas, a cada dia que passa, surgem evidências de que poderá se aplicar a praticamente qualquer cirurgia abdominal, desde hérnias até cirurgias hepáticas e pancreáticas. A cirurgia robótica já está mudando o paradigma dos procedimentos cirúrgicos mas, assim como foi a transição da cirurgia aberta para a videolaparoscópica convencional, leva tempo. Menor sangramento, procedimento mais anatômico, menos complicações, recuperação mais rápida para o paciente são apenas algumas das vantagens.

A grande limitação para a utilização disseminada da plataforma robótica ainda é o preço. Poucos hospitais no Brasil têm o robô (existem apenas cerca de 40 robôs no país sendo que a grande maioria está em São Paulo) uma vez que requerem um alto investimento das instituições e não há cobertura de planos de saúde (para a utilização da plataforma robótica). Apesar disto, a tendência é o barateamento dos custos por quebra de patentes, surgimento de novas marcas (concorrência) e tecnologias, e maior acessibilidade por parte da população.

 

contato

(11) 4210-2164

Deixe sua mensagem!

  • if_facebook_395306
  • if_Instagram_381384
  • if_f-linkedin_256_282465
  • if_Youtube_1298778